Resenha - Jogador Nº1, Ernest Cline

Jogador nº 1
Título: Jogador Nº1
Autor: Ernest Cline
Editora: Leya
Ano: 2012
Páginas: 462
Classificação: 5/5


Sinopse: Um mundo em jogo, a busca pelo grande prêmio. Você está preparado?O ano é 2044, e o mundo real está numa terrível situação.Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desaminadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS - uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas.E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do OASIS escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna - e um poder muito grande - aquele que conseguir desvendá-los.Durante anos, milhões de pessoas tentaram, sem sucesso, encontrar esse prêmio, sabendo apenas que os enigmas de Halliday se baseiam na cultura pop da época que ele adorava: o fim do século XX.E, durante anos nessa busca, milhões descobriram outra válvula de escape, estudando de modo obsessivo os símbolos de Halliday. Como muitas pessoas, Wade discute os detalhes da obra de John Hughes, joga Pac-Man e canta as músicas do Devo enquanto ganha terreno no OASIS.E então Wade encontra o primeiro desafio.De repente, o mundo todo se volta para acompanhar seus passos,e milhares de competidores se unem na busca - entre eles, jogadores poderosos e dispostos a cometer assassinatos para tirar Wade do caminho. Agora, a única maneira de Wade sobreviver e proteger tudo que ele conhece é vencer. Mas, para isso, talvez tenha que deixar para trás sua perfeita existência virtual e encarar a vida - e o amor - no mundo real do qual ele sempre fugiu desesperadamente.    

Todas as pessoas de minha idade se lembram de onde estavam e o que estavam fazendo quando ficaram sabendo a respeito do concurso. Eu estava sentado em meu refúgio assistindo desenhos quando o boletim de notícias surgiu em vidfeed, anunciando que James Halliday havia morrido durante a noite. (O Jogador Nº1, página 9)

O ano é 2044. O mundo passa por uma grande crise de energia. As pessoas vivem em moradias precárias, os empregos e a comida são escassos. O único jeito de esquecer um pouco dessa atual situação é se logar no OASIS, uma realidade virtual bem realística, onde você pode ser o que quiser, onde quiser e como quiser.

Quando James Halliday, criador do OASIS, morre, ele deixa como testamento um desafio: o jogador que decifrar os enigmas, encontrar as três chaves e atravessar os três portais, herdará toda a sua herança.

Cinco anos se passam e o placar do jogo de Halliday fica vazio. Muitos acham que o jogo é apenas uma última brincadeira de Halliday. Mas em uma noite o placar muda. O primeiro lugar é preenchido por um nome: Parzival. Parzival é o nome do avatar do jovem Wade Watts, que vive em um parque de trailers com a sua tia Alice.

A partir do momento que Wade decifra o primeiro enigma e encontra a primeira chave, sua vida muda drasticamente. Seu avatar fica famoso no mundo inteiro. Todos querem saber quem é Parzival na vida real, onde ele mora, como fez para resolver o primeiro enigma e encontrar a chave.

A estória toda se baseia na cultura dos anos 80. Todas as dicas e enigmas são baseados em filmes, músicas e jogos dessa década. O enredo no prende, faz com que queiramos ler mais e mais, acompanhando Parzival nesta grande aventura.

A princípio a estória me pareceu maçante. O livro tem várias notas de rodapé explicando a semelhança de algumas cenas com filmes, músicas e games dos anos 80, e acredito que isto seja uma falha, que não nos permite soltar a imaginação e construir tudo o que se passa em nossa mente. Com o decorrer da trama, a estória começa a melhorar. O autor escreve de um jeito que nos prende até o final. Os personagens são bem construídos e bem definidos, a até nos surpreendem no decorrer da estória. Pra quem viveu, ou não na década de 80, super recomendo este livro, garanto que irão se surpreender!

 


Book Trailer:



Espero que gostem!

Eduardo.

2 comentários

  1. Oi Eduardo, confesso que o livro não havia me chamado atenção até ler sua resenha. A história me lembrou muito a do filme Thron, do qual gostei bastante. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi! Que bom que gostou. A principio eu também não tinha gostado do livro. Comecei a ler ele porque o outro que eu estava lendo era meio maçante. Como disse na resenha, no começo o livro não é bom, mas depois que a busca realmente começa, ai sim, a estória fica muito boa.
    Não vi o filme Thron ainda, mas assim que conseguir quero assisti-lo, pra ver se são parecidos mesmo. Se puder, leia o livro, vale muito a pena!

    Beijos, Eduardo.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!