Resenha: As Vantagens de ser invisível, Stephen Chbosky

As Vantagens de Ser InvisívelTítulo: As Vantagens de ser invisível
Autor: Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Ano: 2007
Páginas: 224
Classificação: 5/5

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.

Oii gente! Mais um livro que é extremamente difícil de se resenhar, pelo menos na minha opinião. Eu assisti o filme assim que foi lançado e essa semana a biblioteca do curso recebeu livros novos, corri pegar esse para ler, em casa escuto o comentário: Ela quase não tem livros para ler daí tem que pegar na biblioteca! hehe verdade pai! sqn.

A sinopse do livro já conta o que é necessário mas se assim como eu você não lê as sinopses quando lê uma resenha vou tentar te contar um pouquinho da história.

Em As vantagens de ser invisível conhecemos Charlie um menino de 15 anos invisível, e não digo invisível no sentido de que ninguém o enxerga fisicamente, ele passa despercebido por todo mundo, ninguém se importa em conhecê-lo ou em conversar com ele.

Charlie vai frequentemente a um psiquiatra e tem como amigo o professor de inglês que está sempre lhe dando algum livro para ler e depois fazer um trabalho a respeito. Charlie também se sente um pouco culpado pela morte da tia que era uma das pessoas que mais gostava e se sentia íntimo, mas leia para saber o porque da culpa. Charlie nunca beijou ninguém e guarda segredos de muita gente.

Charlie tem um irmão e uma irmã mais velhos e mora com os pais. O melhor amigo de Charlie se matou e desde então ele não tem amigos, até um dia em que em um jogo de futebol consegue se enturmar com Patrick e Sam. É a partir de então que a vida de Charlie se torna um pouco mais agitada, ele começa a frequentar festas, beber, fumar e a usar drogas. Charlie é extremamente inteligente apesar de não perceber e é muito confuso, está sempre tentando deixar os outros felizes mas esquece de trabalhar para sua própria felicidade e é a partir dessa nova amizade formada que a vida de Charlie ganha emoção e ele passa a se sentir infinito! Agora Charlie para de somente observar e passa a participar!



Gente de forma alguma vou conseguir transmitir a essência desse livro pois acho muito difícil descrever o que a história nos passa. Toda a narração é feita por Charlie mas é tudo através de cartas pois Charlie conta o que acontece no dia a dia para um alguém que não temos ideia de quem seja. E é isso que torna o livro ainda mais especial porque como as cartas não estão direcionadas a  um alguém  com nome parece que o garoto as escreveu para nós, parece realmente que Charlie está conversando conosco e isso é muito gostoso.

Não podemos escolher de onde viemos, mas podemos escolher para onde vamos.

O menino é tão ingênuo e ao mesmo tempo tão adulto que nos impressiona, ele fala o que tem de falar sem papas na língua. O garoto fala de sexo e masturbação sem tabus, trata o homossexualismo com naturalidade e não se importa em não esconder o que sente pelas pessoas. Charlie ainda é engraçado sem ser exagerado e quando você percebe está com um sorriso no rosto.


A leitura é rápida e muito gostosa. Sabemos que Charlie tem algum problema mas o autor não o deixa explícito, o que faz nós leitores prestarmos ainda mais atenção nas atitudes do rapaz. Há diversas lições que o autor transmite durante a leitura mas eu estava um pouco desligada durante algumas partes e não captei todas as mensagens do livro. O autor trata de temas como o abuso sexual, homossexualismo, aborto e suicídio de uma forma que impressiona e passa a mensagem necessária. Sem contar na quantidade de livros e músicas de qualidade que são citadas durante toda a história.


- A gente aceita o amor que acha que merece.
Não chorei lendo porque não tive motivos mas quando assisti ao filme eu chorei litros. O livro é emocionante e toca o coração mas não a ponto de te fazer chorar. O único ponto que me deixou incomodada foi o fato de o protagonista usar drogas e fumar para poder participar, não gostei disso mas foi a forma que o autor quis usar. Não se preocupe ele não está influenciando ninguém a entrar nesse mundo. Enfim, como eu disse, seria difícil transmitir tudo aquilo que o livro nos passa portanto leiam! São apenas 224 páginas mas não devorem o livro assim como eu, leiam aos poucos que vale muito mais a pena! E agora eu vou assistir o filme de novo hehe



Vou aproveitar e comentar um pouquinho sobre minhas impressões a respeito do filme. Um elenco de tirar o fôlego com Emma Watson (Hermione, Harry Potter) no papel de Sam, Logan Lerman (Percy Jackson, Percy Jackson e o ladrão de raios) como Charlie, Ezra Miller como Patrick e temos ainda Nina Dobrev (Elena, The Vampire Diaries) no papel de Candace irmã de Charlie.

Gente eu sou apaixonada pelo Logan Lerman, esse menino é muito simpático e atua muito bem, ele é o Charlie perfeito! Emma mais uma vez atua muito bem no papel de Sam, apesar de a personagem no livro ter cabelos compridos e olhos verdes.

O filme é extremamente fiel ao livro, praticamente todas as cenas estão na adaptação, umas e outras fora de ordem mas estão ali, e até mesmo as frases são as mesmas. Leia o livro e depois assista ao filme. Maravilhe-se com essa história de um adolescente invisível!



Greice.

6 comentários

  1. Com essa resenha você me deixou com água na boca. Já escutei muitos elogios a respeito do filme e do livro, infelizmente não tive a oportunidade de conferir nenhum dos dois até o momento. Gosto de textos intensos e profundos, com um grande quê de realidade que nos fazem pensar, e esse livro parece ser assim. Valeu pela dica amiga. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. =D Amiga assim que tiver a oportunidade leia, é curto e muito delicioso, além de como dissesse ter um quê de realidade e nos fazer pensar.
      Beijos, Greice.

      Excluir
  2. Greice,
    Faz um tempinho que desejo esse livro, principalmente depois de ver o filme... eu me emocionei muito com o Charlie e sua solidão... É um enredo bem intenso, real...
    Chorei do começo ao fim e queria dar colo ao Charlie... agora preciso ler, né?!
    Obrigada pela dica!
    Bjs
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chrys o filme é lindo né?! Também queria confortar o Charlie, fiquei muito emocionada com a vida de solidão do rapaz. Leia sim!!!
      Beijos, Greice.

      Excluir
  3. Depois que vi toda a publicidade que a Rocco fez sobre o livro, fiquei morrendo de vontade de lê-lo, só que acho que só vou poder realizar isso depois de terminar a faculdade, todo o meu dinheiro e tempo estão indo para os livros de Direito! :P

    ResponderExcluir
  4. Eu também fiquei muito ansiosa para lê-lo, mas não gostei :/ Engraçado é que gostei do filme, mesmo sendo super fiel. Mas ouso dizer que foi uma de minhas piores leituras, acho que não gosto de ler esse tipo de livro, prefiro vê-los nas telinhas xD

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!