Resenha: O Diário de Suzana para Nicolas

O Diário de Suzana para NicolasTítulo: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Ano: 2011
Páginas: 223












Sinopse:  Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 

Acho que não preciso falar mais nada sobre qual história é contada nesse livro porque a sinopse nos conta tudo que devemos saber previamente. 

Já tinha ouvido muito falar sobre esse livro e algum tempo atrás comprei para tirar minhas próprias conclusões. E confesso que não me arrependi. 

O livro é narrado em terceira e primeira pessoa. Nas partes em que temos a presença de Katie a narração é em terceira pessoa e quando ela lê o diário vemos o ponto de vista de Suzana. No fim do livro temos ainda um terceiro ponto de vista.

Durante a leitura vamos conhecendo a vida de Suzana, Matt e Nicolas, e claro que também somos apresentados aos sentimentos de Katie em relação ao que está lendo no diário. E nós vamos tentando entender porque Matt deu à Katie o Diário.



Detalhe, durante toda a história somos apresentados ao amor de uma mãe por seu filho. Cheguei a sentir o que Suzana sentia na presença de Nicolas e sério quis ser mãe de tão lindo que é o amor entre eles. 

"Imagine que a vida seja uma brincadeira em que você fica fazendo malabarismo com cinco bolas. As bolas se chamam trabalho, família, saúde, amigos e integridade. Você está mantendo todas as bolas no ar e um dia finalmente se dá conta de que o trabalho é uma bola de borracha. Se você a deixar cair, ela vai pular de volta. As outras quatro bolas - família, saúde, amigos e integridade - são feitas de vidro. Se você deixar cair alguma, ela vai ficar arranhada, ou lascada ou vai se quebrar de vez.

Depois de ter começado a aprender a lição das cinco bolas, você terá começado a atingir o equilíbrio na sua vida."

A escrita do James é de fácil compreensão, e o livro nos mostra uma linda, maravilhosa história de amor. Lembra um pouco as histórias do Nicholas Sparks só que muito mais dinâmica se assim posso dizer. E como lembra o Sparks é claro que o livro é triste, mas não se preocupe você só vai precisar de um balde e um lenção no fim do livro. Sei que tem gente que não gosta da forma de escrita do Sparks mas lembro que esse livro é escrito por James Patterson, sendo que a narrativa é bem diferente, e vai se desenvolvendo conforme o avanço do livro. O autor não enrola na história para encher linguiça, por isso temos um livro com 223 páginas.

Enfim, se ainda não leu não perca tempo e corra adquirir o seu e inicie a leitura de O Diário de Suzana para Nicolas.



7 comentários

  1. Esse livro está na minha lista a algum tempo.. e espero ter a oportunidade de ler ele ainda esse ano! Adorei sua resenha e espero gostar do livro tanto quanto voce gostou =)


    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dreeh, tomara que consiga lê-lo, além de curtinho o livro tem uma história muito bonita.

      Beijos, Greice.

      Excluir
  2. Ameiii a sua resenha! Não conhecia esse livro e adorei a premissa. Gosto muito quando as narrativas se misturam e se alteram entre personagens e tempos verbais diferentes. Adicionei ele correndo na minha wishlist. Só fiquei preocupada em saber que ele é triste. Do jeito que estou sensível ultimamente já vi que vou chorar muito.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Mi! Agora conheceu rsrs, sim a narrativa dele é bem legal e acho que você vai gostar, minha amiga está lendo agora e também está adorando. Ele é triste mas só mais pro finzinho, tomara que passe essa fase. Beijos, Greice.

      Excluir
    2. Nossaaaa Greice, morri chorando no final!! Li o livro por sua causa e adorei, obrigada :) Eu simplesmente amo diários, escrevo nos meus desde criança e tenho todos guardados.. e juro, depois que li o livro comecei a escrever um para meu futuro bebê.. não importa que ainda não foi gerado, mas desde hoje já tem tantas coisas que quero dizer para ele, e achei tão precioso o diário da Suzana que me inspirei.. hehe ok, pode me chamar de louca.. kkk Agora estou mega empacada na resenha, não consigo escrever uma linha sequer.. kkk Beijos

      Excluir
    3. Morri junto! Que bom que você gostou.
      Eu nunca escrevi diários e não consigo criar esse hábito mas acho interessante porque podemos relembrar muitas coisas com ele.
      OWN!!!!!!
      Aiii Mi que legal, uma ideia maravilhosa, ele com certeza será um bebê de ouro com uma mãe tão fofa e querida!
      Não vou te chamar de louca não kkkk
      Tomara que você consiga escrever logo porque estou louquinha para ler a sua resenha.

      Beijos!

      Excluir
    4. Oin sua fofa, obrigada pelo carinho.. Assim como escrevi no diário para o "bebê", já o amo muitooo mesmo antes dele ter sido gerado.. hehe que doida eu!!
      Ai, ainda não consegui escrever a resenha, que nervoso.. acho que vai ficar uma porcaria.. kkk tem certos assuntos assim que mexem demais comigo e me travam.. simplesmente não consigo falar sobre eles.. kkk que nervoso.. hehe Beijos

      Excluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!