A biblioteca móvel de Luis Soriano

A biblioteca móvel de Luis Soriano – Diogo Marins Locci

O camponês colombiano Luis Soriano encontrou um meio de extinguir a “ignorância campesina” dos arredores de La Gloria, pequena zona rural onde vive. Com a ajuda de seus dois burros, Alfa e Beto, ele transporta livros de seu acervo, que conta com mais de 3.480 títulos e que estão estocados em sua casa e também nas casas de amigos, para as zonas mais afastadas da cidade. Como professor do ensino primário, prioriza livros que auxiliam as crianças nos deveres de casa, mas não abre mão de matéria literária. Seu intuito é colaborar para que as crianças constituam os colombianos intelectuais de um futuro próximo.

O camponês já viajou até 11 quilômetros com seus burros para que crianças pudessem ter acesso ao material que dispõe.

Nas viagens são carregados mais de 100 títulos de diversos assuntos para tentar responder as exigências de todos alunos. Luis sustenta seu trabalho com o desejo de ver surgir esperança nas crianças através da literatura. Muitas dessas crianças são filhas de analfabetos. Atualmente o camponês está construindo, com sua mulher, a primeira biblioteca fixa da cidade.

O projeto tem uma aceitação imensa. A influência intelectual na formação dos alunos é um dos principais incentivos para justificar os esforços de Luis.

A trajetória do camponês inspirou uma escritora americana, Jeanette Winter, a publicar um livro infantil contando sua história. A publicação se chama “Biblioburro – Uma História Real” e enfoca a forma peculiar que Luis utilizou para aproximar a cultura mundial  das crianças de La Gloria.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!