#Resenha - DESTINO





Título: Destino
Série: Trilogia Destino
Autor: Ally Condie
Gênero: Distopia/Romance
Editora: Suma de letras
Ano: 2011
Páginas: 240


NO FUTURO, A SOCIEDADE ESCOLHE: 

ONDE VOCÊ MORA. O QUE VOCÊ COME. ONDE VOCÊ TRABALHA. COMO VOCÊ SE DIVERTE. COM QUEM VOCÊ SE CASA. QUANDO VOCÊ MORRE.


Já pensou viver em uma sociedade na qual um determinado grupo de pessoas do governo são responsáveis por decidir e escolher quem é a melhor pessoa com a qual você deve viver o resto da sua vida? Ou seja, você não pode escolher por quem se apaixonar e casar. Até certa idade você pode ter filhos, depois não mais. Já pensou existirem somente 100 poemas e 100 músicas? E no dia do seu aniversário de 80 anos é feito o banquete de sua morte? Sim, você tem data de morte.

É essa a realidade que nos é apresentada em Destino. Cassia está prestes a completar 17 anos e participará do Banquete do par, onde verá pela primeira vez o rosto de seu futuro parceiro. Mas isso é o que ela pensa!

Cassia está de frente para o telão escuro, apreensiva para ver quem será a pessoa perfeita para ela, e então eis que aparece o rosto de Xander, seu melhor amigo e vizinho. Cassia acha então que isso é maravilhoso, ela sabe tudo sobre seu par.

Como geralmente os casais formados são de regiões diferentes e não se conhecem, cada um recebe um microcartão com todos os dados e curiosidades sobre o par, para que o conheçam melhor até o encontro.

Cassia acha que sabe tudo sobre ele, ou existe algo que ela não sabe? Hora de ver o que há no microcartão.

" - Cassia Reys, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par."
O retrato de Xander aparece na tela, depois escurece e apaga. A tela faz um bipe e diz novamente:
" - Cassia Reys, a Sociedade tem o prazer de lhe apresentar seu Par."
Não é o rosto de Xander. 

O problema é que esse novo rosto também é conhecido por Cassia, é Ky. Ela acha que foi um tremendo engano ou sacanagem colocarem a imagem no microcartão dela.

Cassia conversa com uma Funcionária que troca o microcartão dela e diz que o 2° rosto alguém colocou de sacanagem e que não tinha importância, mas que a Sociedade iria investigar, seu Par era Xander.

Mas aos poucos vamos percebendo que Cassia passa a prestar muita atenção ao rapaz e que começa a se apaixonar por ele, mesmo tendo seu Par definido.

----------

Como começar dizendo que esse livro que paguei só 10 reais não foi absolutamente nada do que eu esperava?



A escrita da autora é maravilhosa. Um enredo que te prende, com palavras lindas e uma narrativa poética. Nunca li nenhum livro que contivesse tanta poesia (não sou fã) mas isso só deixou o livro ainda melhor porque a estória ficou ainda mais bonita e fofa.

Um romance distópico doce. Nada daquela pegação, aliás não sei se tiveram 3 beijos nesse livro. Mas não pense que por isso o livro ficou entediante, muito pelo contrário! Parte da culpa de poucos beijos é da Sociedade, e percebemos que os personagens tem muito respeito quanto às regras impostas por ela, o que achei interessante.

Me apeguei a todos os personagens, mas acho que quando o romance vai se desenvolvendo no livro a autora abandonou o Xander. Cassia era o Par dele, portanto mesmo estando apaixonada por Ky, Xander ainda era seu melhor amigo, mas ela esquece dele e durante alguns capítulos vemos poucas aparições do rapaz, parece que ele nem existe.

A Sociedade é também dividida entre duas "sub-classes", as Aberrações e Anomalias, algumas pessoas recebem essa denominação porque cometeram alguma infração muito grave ou os pais cometeram e o filho recebe a mesma denominação. Essas pessoas das "sub-classes" recebem os piores trabalhos e são "desprezados" pela Sociedade e não lhes têm outra utilidade além do trabalho, ao que parece.

Durante todo o livro acompanhamos a linha de pensamento de Cassia, a partir do momento em que ela vê que tudo que ela quer ela não pode ter é que vemos como é uma sociedade onde não se pode fazer as próprias escolhas. Cassia ainda fica com uma grande dúvida, se os pais dela se casaram por causa do banquete do par será que eles se amam de verdade? Essa é uma dúvida frequente na cabeça da garota, que está cansada de não poder escolher nada.

"... - Acho que as pessoas deviam poder escolher quem vai ser seu par.
- E onde isso ia acabar, Cassia? - diz ela, a voz paciente. - Você diria em seguida que as pessoas deveriam escolher quantos filhos vão ter e onde vão morar? Ou quando querem morrer?"

Gente, espero que não tenha ficado muito confusa essa resenha mas se você gosta de Romance e de Distopia, e ainda Poesia, leia. O livro é fantástico, por isso ele recebe :

★ 

Onde Comprar os  2 primeiros livros da série: Americanas , Submarino

     

2 comentários

  1. Fico feliz em saber que você gostou do livro. É engraçado que enquanto lia a resenha achei o enredo dele tão parecido com outros livros, mas acho que em distopias isso deve acontecer muito né?! Porque o autor não tem como fugir dessas realidades ditatoriais ou pós apocalípticas. Fique muito afim de ler o livro. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ser parecido mas é diferente rsrs, estava precisando de um livro tão gostoso e esse me surpreendeu. Leia Mi, acho que você vai gostar, o único problema é que os personagens desse tipo de livro são sempre adolescentes e incrivelmente eles conseguem fazer de tudo!

      Beijos, Greice.

      Excluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!