A Costura do Invisível

Oii Gente!!
O post de hoje foge ao tema dos posts anteriores. Hoje é a moda que está por aqui.
Estou fazendo pelo segundo ano um curso de Moda, fiz um que trabalhava a parte de confecção dos moldes e das peças e esse ano estou cursando o de Desenhista de produto de Moda, que é a área da criação. Então essa semana minha professora de Criatividade passou um documentário que me deixou de queixo caído.

A Costura do Invisível

"Em 17 de junho de 2004, na São Paulo Fashion Week e diante de uma platéia de 1.200 pessoas, o estilista Jum Nakao realizou uma performance em que, ao final do desfile, as modelos rasgaram elaboradíssimas roupas de papel vegetal construídas em mais de 700 horas de trabalho, que envolveram cerca de 150 profissionais. Todas as etapas desse processo foram documentadas em fotos, vídeos e fotogramas, dando origem ao livro e DVD 'A costura do invisível'. O livro compõe um caleidoscópio de olhares de diferentes artistas sobre o trabalho, reunindo imagens e textos em diálogo numa trama imprevisível. O DVD revela a trajetória de produção do desfile costurada com depoimentos do estilista, desde as primeiras reuniões, o dia-a-dia nos ateliês, a confecção das roupas, o camarim, o desfile, a reação da platéia, até a transposição do conceito para uma fonte dos desejos, instalação realizada na Galeria Vermelho, em São Paulo, em julho de 2004."
Onde comprar o livro: Submarino

Jum Nakao e seus 150 profissionais desenvolveram uma belíssima coleção de roupas confeccionadas com papel vegetal. Os detalhes são incríveis.






























No fim do desfile, as modelos entram juntas para um desfile coletivo, foi então que veio a grande surpresa.



As modelos rasgaram todas as peças. Foram instruídas a destruírem-nas completamente. A plateia ficou pasma, e no fim do desfile via-se as pessoas levando pedaços das peças embora, todos querendo levar consigo uma parte dessa coleção maravilhosa.

O estilista queria que esse desfile ficasse marcado na mente das pessoas e não que suas peças estivessem expostas, pois com o tempo seriam esquecidas. E ele conseguiu, foi um SUCESSO!











Está disponível na internet somente o vídeo do desfile, mas se você tiver a oportunidade de assistir todo o documentário, o faça, você terá uma outra visão do mundo da Moda.



ESPETACULAR!


Espero que vocês tenham gostado deste post, e principalmente da coleção do estilista.
Beijos, Greice.

2 comentários

  1. Que legal amiga, não sabia que vc fazia moda. Eu adoro, fiz uma vez um curso básico de estilista e me divertia desenhando roupas.. hehe Linda coleção, adoro ver a criatividade e originalidade dos estilistas.
    Bjs, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi. Eu amo moda, apesar de que meus desenhos não chegam nem aos pés do de muitas amigas do curso. Tem gente que nasce com um dom né, eu não fui essa contemplada. Mas eu adoro o curso, praticando meus desenhos vão ficar bons.
    Mas não acho que eu vá fazer faculdade de moda, estou em dúvida entre Direito e Engenharia Qímica; nada a ver uma coisa com a outra mas né...
    Bjs, Greice.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!