Resenha - A Casa das Orquídeas, Lucinda Riley

A casa das orquídeasTítulo: A Casa das Orquídeas
Autor(a): Lucinda Riley
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 560

Oi gente! Hoje venho com a difícil missão de resenhar A Casa das Orquídeas, minha professora de espanhol me emprestou o livro e no começo me assustei com o tamanho do bichinho hehe mas prof. muito obrigada por ter posto essa história na minha vida, provavelmente demoraria muito pra que eu o lesse se você não tivesse me emprestado, mais uma vez obrigada! Voltando ao fato de ser difícil resenhá-lo, talvez alguns que o leram não tenham achado assim tão difícil mas pra cada um cada livro afeta de um jeito diferente, então acho que pra mim esse é um livro complicado de se falar, principalmente sem dar detalhes importantes da história, mas vamos lá!


Júlia Forrester perdeu a mãe aos 10 anos de idade, sua irmã Alícia alguns anos mais velha tomou as rédeas e foi quem sempre tentou ajudar, mas Júlia sempre achou que a irmã queria assumir o lugar da mãe, algo que ela achava inadmissível e irritante. Júlia se fechou no seu mundinho assim como o pai. Quando criança Júlia sempre frequentava a estufa da família Crawford na propriedade Wharton Park onde o avô cultivava flores raras e exóticas.

Agora aos 30 e tantos anos Júlia está passando por mais uma fase extremamente difícil e se fecha ainda mais em seu mundo. Pianista famosa Júlia encontra em Wharton Park um pouco de conforto e quem sabe alguém que possa ajudá-la a sair desse estado de torpor causado por mais esse incidente terrível em sua vida, Kit Crawford, herdeiro da propriedade. Mas um diário é encontrado em Wharton Park e Júlia acredita ser do avô já falecido. Júlia decide então entregá-lo a avó e pedir a ela que conte a história do diário.

É então que entra em cena a história de Olívia e Harry Crawford, contada paralelamente à história de Júlia. Olívia e Harry casaram-se antes de Harry ser enviado para lutar na Segunda Guerra Mundial mas ninguém sabia que a história do casal tomaria tamanha proporção em confusão e que acabaria afetando as futuras gerações.


O que aconteceu com Harry e Olívia? De quem era realmente o diário? Como isso afetou a vida de Júlia, de sua avó Elsie, de Kit e de toda a família? O que afinal abalou recentemente a vida de Júlia? E que ligação a propriedade dos Crawford tem com toda essa história?

-------

Como falei acima temos duas histórias paralelas no livro mas que em algum momento irão se encaixar e digo que de uma forma magistral. Lucinda nos insere de uma forma muito simples mas incrível no contexto da Segunda Guerra e nos faz viajar por um país que nunca encontrei em uma leitura, a Tailândia, mas também vamos à França e claro à Inglaterra, e temos ainda um gostinho do Japão! Apesar de o diário ser um relato da vida de algum dos personagens quem nos conta a história é Elsie, a avó de Júlia mas a narrativa nessa parte é em terceira pessoa só que, não parece ser em terceira pessoa pois parece que estamos tendo um ponto de vista de cada uma das personagens da cena, confuso? Os sentimentos de cada um é relatado pela autora nos fazendo sentir o que a personagem sente.

Quando voltamos ao presente algumas das cenas são contadas em primeira pessoa por Júlia e outras em terceira pessoa. A autora intercala entre esses pontos de vista de uma forma muito sutil, quase imperceptível, o que torna a leitura prazerosa.

A respeito da história eu confesso que não achei que iria me surpreender tanto, muito menos que teria tanta história assim dentro desse livro. Apesar de grande não achei que a história daria tantas voltas e teria tantas linhas pra dar nó. Surpresa foi o que senti. E choque. Há uma cena mais pro fim do livro que eu estaquei, parei, olhei ao redor e fiquei: é isso mesmo??? Tive que comentar com as meninas que estavam do meu lado, e até elas se surpreenderam. Em outra parte Lucinda faz uma jogada que não sei se é proposital mas eu logo criei uma teoria para o que estava acontecendo, estava praticamente certa de que era aquilo, mas não era, era pior! Ou seja, ela me enganou! kkk

A história é complexa mas ao mesmo tempo não é, no começo você se pergunta o que aquilo tudo tem a ver com Júlia e depois pequenos nós vão sendo feitos e as revelações vem aos poucos, a autora não joga tudo em cima da gente no final do livro como muitos fazem. É claro que perto do fim temos um choque mas tem página suficiente para nos recuperarmos do baque. O sangue frio de uma personagem me deixou assustada, aterrorizada na verdade, e a forma como a personagem descreve a cena que presenciou e participou é de uma forma tão real que choca, queria contar pra vocês mas é um spoiler imenso!

Todas as personagens da história  são meigas e conquistadoras, é impossível não criar um carinho por elas. Até mesmo quando elas fazem coisas impróprias não ficamos com raiva porque a autora explica todos os motivos dela ter feito aquilo, e ela coloca um sentimentalismo fantástico ali.

Quase esqueço de mencionar os temas que a autora aborda em suas 560 páginas, todas elas de uma forma simpática, sem ser rude e grosseira: o homossexualismo, o amor, a paixão, a traição, o desejo, a amizade, a adoção, a guerra, a família, a raiva e o ódio, a apatia, as doenças, a gravidez e o amor de mãe, a perda, o casamento, a simplicidade e a luxúria, as drogas e o sexo, as mentiras e a redenção. Ou seja, Lucinda insere muitos temas de uma forma sensacional em sua história e ela não nos deixa perdidos no meio de tantas reviravoltas.

Apesar de o livro ser extenso a leitura flui muito rápido por que a escrita da autora é viciante, não de uma forma que você devora dezenas de páginas de uma vez mas porque é impossível largar o livro sem saber a verdade, e mesmo com tantas páginas eu ainda queria mais! Chorei no meio do livro um pouquinho e achei que ia derramar litros no final mas ainda bem que isso não aconteceu (estou gripada e chorar quando se tem gripe não é nada agradável).


E por último não posso deixar de elogiar a editora Novo Conceito pelo maravilhoso trabalho de revisão e diagramação. Nessas 560 páginas não encontrei nenhum erro de ortografia, pontuação ou impressão, parabéns Novo Conceito! Agora tenho até pena de devolver o livro para a dona, quero pra mim! Vou procurar mais livros da autora, ela tem 3 publicados aqui no Brasil pela NC e pretendo ler os outros 2. Leitura mais do que recomendada e favoritada!


Quotes marcantes:

"..., é que as coisas melhoram, mas leva um tempo... Não para superar, porque é óbvio que você nunca supera de verdade, mas para... - ... - Se ajustar.
... Em algum momento, você supera a parte mais difícil. 
...Quando você acorda um dia e a escuridão não é tão escura quanto antes..."


"...A vida acontece quando você está fazendo outros planos." John Lennon


"Porque... o amor nunca morrer, senhor Bill. Nunca morrer. "


"É claro que a moral da história é que o dever venceu o amor..."


" - O que você precisa entender Júlia - Elsie suspirou -, é que quando você mexe em um segredo do passado, é como se abrisse as comportas de uma represa. Sei que você já deve ter escutado isso muitas vezes mas, meu anjo, é verdade... Porque a água cai e se espalha por lugares que você não esperava."


" - Há um antigo ditado francês , madame, que diz que para pertencermos ao futuro, devemos aceitar o passado..."


"Tudo o que temos é este instante."


Leiam!!!!


Beijos, Greice.

9 comentários

  1. Oi Greice!
    Você leu A Casa das Orquídeas *---*
    Esse é um dos livros mais perfeitos que eu já li, e é realmente bem difícil de resenhar, mas você fez isso muito bem! Vontade de sair correndo pegar meu livro para reler rs.
    Também não achei que fosse me surpreender tanto esse livro, na verdade nem tinha expectativa nenhuma sobre ele, nem conhecia direito, mas é lindo demais. E não tem como escolher qual das histórias é melhor, elas são como uma só, não dá para separar.
    Adorei a resenha,

    beijos,
    Adri Brust
    http://stolenights.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Adri! Eu também não sabia nada a respeito, me joguei de alma e coração e acabei amando. Que bom que gostou, fico muito feliz. Agora quero ler A Luz através da janela já que você disse que é muito bom também.

      Beijos, Greice.

      Excluir
  2. Fiquei aflita lendo a resenha super ansiosa para ver afinal o que esse livro tem que te arrebatou. E jurei que tu fosse colocar a famosa frase "Leiam e descubram" porque tinha tudo a ver com o final do seu resumo.. kkkkkkkkk Nossa, que livro completo, complexo e profundo hein. Acho que como você, se não tivesse tido uma recomendação assim tão forte, deixaria ele de lado por muito mais tempo, mas depois dessa resenha, como resistir. Adoro histórias paralelas e histórias dentro de histórias, acho muito gostoso esse dinamismo. Pelo visto vou me apaixonar tanto quanto você. Assim espero. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pois é né! Não coloquei kkkkkk. Sim, com certeza eu não teria lido se minha professora não tivesse indicado, e claro emprestado o livro. E tenho quase absoluta certeza (kkk) de que você vai gostar tanto quanto eu dessa história, leia!
      Beijooo! Greice.

      Excluir
  3. Já li A Casa das Orquídeas e foi o livro que me fez ficar apaixonada pela narrativa da Lucinda Riley, eu adoro a forma como ela interliga passado e presente, é muito legal e os personagens são incríveis! :)
    O livro é mesmo magnífico e deixa o leitor muito envolvido com a história, mal posso esperar para ler o próximo lançamento dela.
    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei, a narrativa dela é incrível e os personagens também. A forma com que ela vai juntando os pontos é magnífica! Também não vejo a hora de ler mais livros dela.
      Beijos, Greice.

      Excluir
  4. Eu li, há um ano, uma resenha sobre esse livro e foi ela que me induziu a comprá-lo, mas daí eu acabei guardando e guardando até chegar janeiro desse ano (eu acho) foi quando eu finalmente peguei pra ler. E eu só tenho uma coisa a dizer: foi uma das melhores coisas que eu já fiz. O livro é exatamente como você disse, aliás, escreveu muito bem sobre um livro que eu acho completamente difícil de falar, HAHAHA. O livro é incrível e é realmente, Olivia foi quem mais sofreu... para os curiosos, recomendo que o baixem primeiro para dar uma olhada:
    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-casa-das-orquideas

    Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  5. Que edição vc leu? Pois a que estou lendo tem erros de português,por exemplo varias vezes um personagem masculino agradece com "obrigada",está correto?

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo e é bem bom mas nada comparado ao "A Garota do Penhasco" da Lucinda tb.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!