Viajando por aí #1 - Lago de Danoninho

Olá leitores!

Talvez vocês não saibam mas eu sou uma pessoa que ama viajar, adoro cair na estrada e conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas. Por enquanto para fora do Brasil fui somente para o Paraguai, e adivinhem fazer o que? Compras =). Algum tempo atrás havíamos planejado uma viajem de carro ao Uruguai mas ocorreram imprevistos e isso não aconteceu, infelizmente. Mas quem sabe planejaremos de novo assim que possível. Bom, então já que não podemos ir para todos os lugares que desejamos, a partir de hoje farei postagens aleatórias a lugares interessantes pelo mundo. Vou intercalar lugares fora do Brasil com pontos interessantes aqui mesmo no nosso país, porque afinal de que adianta conhecer todo o mundo e não saber nada sobre a nossa própria cultura e sobre as paisagens que nosso país tem a oferecer?

Mas hoje daremos um salto no mapa para irmos até a África! Mais precisamente à Senegal.


Algo incrivelmente interessante vem acontecendo nos últimos anos em um lago africano.
O Lago Retba, no Senegal, adquiriu uma coloração rosa após um incidente natural. A coloração é resultado de altos níveis de sal na água, e fica mais visível nas estações secas. Em algumas áreas, a concentração de sal chega a 40 %. 


Segundo microbiologistas a cor é produzida por microalgas que se adaptam e se reproduzem em meios com alta concentração de sal. Elas produzem um pigmento nesse tom que absorve e utiliza a luz solar para criar mais energia (seu alimento), deixando a água em tom rosa.


Devido a alta concentração de sal é possível boiar sem nenhuma dificuldade, mas somente nas estações mais secas do ano.


Em todo o mundo existem cerca de 8 desses lagos, o lago Hille (Austrália), lago Retba (Senegal), Salina de Torrevieja (Espanha), Hutt Lagoon (Austrália), Dusty Rose (Canadá), Pink Lake (Austrália), Quairading Pink Lake (Austrália).


Muito interessante não é mesmo? Eu queria muito dar uma nadada nesse pote de Danoninho gigante, apesar de eu nem saber nadar.

Espero que tenham gostado dessa pequena viajem, prometo no próximo post dessa coluna trazer um lugar pertinho e que seja mais fácil de conhecermos. Na verdade pretendo trazer um lugar em que já estive e que é ótimo para relaxar, se alguém quiser chutar rsrs.

Beijos e bom final de semana!

Greice.

Fontes: Link 1
            Link 2

8 comentários

  1. Nossa, mas que lago fantástico esse! Adorei! Também adorei a sua ideia sobre essa coluna flor. Assim como você também amo viajar. Fora do Brasil já fui para a Argentina, Chile, Uruguai e recentemente Paraguai, também para fazer compras e DETESTEI!! kkk Nunca mais pretendo voltar lá, para aquele lugar maluco!! kkkk Mas meu sonho é ir para os EUA e Europa. Quem não, né? hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que viajada! rsrs Sério que você não gostou do Paraguai?? Eu tbm não rsrs. Muito sujo, muito trombadinha, muito carro, pouco espaço! E o que são aqueles policiais com metralhadoras na ponte da Amizade?? #Medo. Eu gostei de ir pra lá por causa do monte de presentes que ganhei hehe e claro que por causa das Cataratas lá em Foz, lindo! Pretendo voltar pra lá.
      Aii eu também sonho em ir pra lá e principalmente eu quero ir aos Alpes Suíços, e isso me deu uma ideia agr rsrs.
      Beijos, Greice.

      Excluir
  2. Que louco, ou que natural, não sei, mas com certeza a Austrália é a mais abençoada (por assim dizer) com lagos de "iogurte de morando" kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né, eu quero nadar um pouquinho ali rsrs
      Beijos, Greice.

      Excluir
  3. Adorei a matéria, não sabia que existia um lago assim, muito interessante!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, eu também não sabia só soube quando fui pesquisar lugares interessantes por aí.
      Beijos, Greice.

      Excluir
  4. aaah, eu tinha visto esse lago em alguma reportagem na internet e achei muiiito legal *----------* imagina mergulhar em um lago ROSA!!
    iam ser fotos demais!! rsrsrs mas eu não sabia que existia mais de um lago danoninho. muito incrível isso.. como a nossa natureza é fantástica né?!

    Eu adorei essa sua coluna Greice!
    Eu amo viajar! apesar de nunca ter tido a oportunidade de sair do Brasil =/ vou esperar ansiosa pelas próximas postagens =D
    ooh, quando você for ao Uruguai me chama! sou doida para conhecer o pais =))

    Beeijinho. Dreeh
    Livros e tudo o que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a mãe natureza caprichou! Eu queria tanto entrar aí rsrs
      Que bom que gostasse :) Fico feliz.
      Eu chamo sim Dreeh hehe, espero que isso seja logo!
      Beijos, Greice.

      Excluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!