Resenha Livro + Filme - Um Dia, David Nicholls

Título: Um Dia
Autor(a): David Nicholls
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 416

Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Foi em 1988 que Emma e Dexter se conheceram. Na verdade eles já se conheciam mas somente Emma é que sabia disso. Ela nutriu por certo tempo sentimentos pelo jovem rapaz. E foi no dia 15 de julho de 1988 que eles se conheceram verdadeiramente após a formatura. Ficaram juntos no apartamento de Emma mas nada de extraordinário aconteceu. Dexter tenta sair de fininho na manhã seguinte mas Emma não é boba.

Dexter e Emma se tornam amigos. E é realmente isso que acontece. O sentimento que Emma nutria pro Dexter vai sumindo, se escondendo mas a verdade é que ele só se escondeu, e os de Dexter também.
Mas o orgulho, os sonhos e a vida não quiseram os juntar.

Sempre na farra Dexter sonhava em ser famoso, tanto que conseguiu; tornou-se um apresentador de 2 programas da madrugada, sempre bebendo, fumando e rodeado de mulheres. Sexo era a melhor coisa na vida do rapaz.  A fama lhe sobe à cabeça e o dinheiro começa a se multiplicar. Enquanto isso Emma trabalha em um restaurantezinho mexicano, sonha em ser escritora, e depois de um tempo se torna professora e arruma um namorado.

Os dois amigos falam-se sempre que possível e têm uma amizade de ouro! Mas o que a fama pode fazer com uma pessoa? Até que ponto você consegue levar uma vida no meio da farra? Será que Emma realizou seu sonho de virar escritora? E o sentimento que ambos nutriam um pelo outro morreu ou se ascendeu no decorrer de vinte anos? Em e Dex, ou Dex e Em? Descubra lendo!

-------------

O livro é narrado em 3ª pessoa e a cada capítulo temos um novo ano na vida de Dex e Em; começando por 1988 e seguindo até 2008. Acompanhamos todos os acontecimentos na vida dos dois amigos durante vinte anos mas somente o que acontece no dia 15 de julho de cada ano. E é esse o motivo de eu ter lido esse livro. Porque toda a história se passa no dia do meu aniversário. Sim, 15 de julho, como vocês já viram nesse vídeo! Não poderia ser uma data mais especial para o autor ter escolhido rsrs.

No primeiro capítulo somos apresentados à Dex e Em ainda meio imaturos, acabaram de se formar e Dex irá para longe, outro país. Emma ficará onde está, morando com a amiga em um apartamento que pode-se chamar de aconchegante. E assim segue o livro, a todo capítulo vemos a evolução dos personagens e precisamos tentar imaginar o que aconteceu durante todo o ano que se passou. É muito interessante que o autor conseguiu fazer com que percebêssemos que os personagens estavam mudando mesmo, ano após ano. A forma de pensar mudava, a forma física e a forma deles se expressarem.

Dexter só pensava em sexo, beber, fumar e claro, ser famoso. E ele conseguiu mas também conseguiu estragar a vida porque fama e dinheiro não é tudo se você não sabe como lidar com eles. Nicholls nos traz um grande ensinamento sobre isso nesse livro. Emma por outro lado é calma e não conseguiu sucesso na carreira tão facilmente como Dexter.

— Acho que o importante é fazer diferença — disse
ela. — Mudar alguma coisa, sabe?
— Você está falando de “mudar o mundo”?
— Não o mundo inteiro. Só um pouquinho ao nosso redor.

Como sabemos só o que se passa no dia 15 de julho temos que adivinhar o que acontece em certos momentos, é aí que Nicholls deixa que nossa imaginação voe longe e invente algo para completar o restante do capítulo. Fiquei me roendo por dentro especialmente em um capítulo para saber o que aconteceu, adorei essa jogada do autor.

Os dois amigos trocam cartas enquanto estão longe, sempre contando como anda a vida mas as cartas de Emma sempre foram mais completas, mais sentimentais e detalhistas; Dexter respondia em praticamente 5 linhas o que às vezes chegava até mesmo a me irritar. Mas há um momento que Dexter resolve escrever decentemente e você fica de queixo caído com a sinceridade que ele usa com Emma, dizendo coisas que duvido muitos amigos dizerem na cara do outro.

Muitas reviravoltas acontecem na estória e quando você pensa, Finalmente! Paf, David Nicholls te dá um belo tapa e diz hahá pegadinha do malandro! Foi a primeira vez que fechei um livro com raiva e fiquei com vontade de tacar na parede. Mas é claro que peguei o livro para terminar a leitura, mas somente no outro dia.

Ah esperem, preciso comentar sobre o final desse livro, minha nossa senhora das lágrimas derramadas que final maravilhoso, incrível, emocionante, lindo; toca na alma!

Misturando amor, paixão, o poder de uma amizade verdadeira, ensinamentos sobre a vida, sobre uma carreira profissional e a medida certa de humor Nicholls nos deixa uma história SENSACIONAL! Sem contar a quantidade de citações de livros que há nessa estória, acho que descobri uns 20 novos títulos. O livro tinha tudo para dar errado porque como uma pessoa consegue em menos de 500 páginas colocar 20 anos? Mas Nicholls conseguiu de uma forma magistral fazer isso. E como diz uma citação de Daily Mirror na capa do livro, ele tem tudo para se tornar um clássico moderno!

Eu sei de uma coisa, eu não quero que esse livro volte para a biblioteca; ele tem que ficar comigo! Mom I need to buy this book, I have to have it on my shelf, I need!

Estão vendo como o coitado está surradinho já?

Se você tem esse livro na estante ou sabe alguém que tem cria vergonha e pega pra ler (isso também é uma intimação para uma amiga); você não irá se arrepender! Por isso esse livro leva 5 estrelinhas e é favoritado.



Filme:


Como já é normal os filmes dificilmente conseguem captar e transmitir toda a essência de um livro. Com Um Dia não foi diferente. O filme é lindo mas como é preciso passar acontecimentos de 20 anos perde-se muita coisa na adaptação, e senti falta de muita coisa. Uma que me deixou bem chateada foi que no livro Em e Dex estão em um labirinto batendo papo meio bêbados e no filme essa cena acontece em um telhado de um prédio. Não gostei da mudança. E outro ponto foi que eles não mantiveram a ideia de serem 20 anos, a história acabaria basicamente em 2008 e no filme acaba em 2011.

Achei que Anne Hathaway e  Jim Sturgess conseguiram incorporar muito bem a Emma e o Dexter. Amei a interpretação deles, então meu joinha pra eles! 


O filme foi ótimo e eu já estava chorando no meio do filme, não porque era triste mas porque eu li o livro primeiro e sabia que o fim estava logo próximo e que era lindo. Se eu não soubesse do final talvez tivesse uma reação diferente mas não sei, acho que faltou alguma coisinha ali, antes do fim. Porque o fim mesmo não há o que contestar, foi maravilhoso e idêntico ao livro, e emocionante igual. Mas enfim, leiam o livro e depois assistam ao filme que vale super à pena.

Assista ao trailer mas cuidado pois pode haver alguns spoilers:


Um Dia Trailer Original

Então o filme leva: 
E se você se interessou pela estória não deixe de participar da promoção, aqui, e concorrer a esse e mais dois livros. Espero que tenham gostado da resenha e que leiam o livro!
Beijos!

Greice.

14 comentários

  1. Otimo livro........pela resenha que eu li super interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo sim Cibele. Vale super a pena, boa sorte na promoção!
      Beijos, Greice.

      Excluir
  2. Oi Greice!
    Nova leitora se apresentando rsrs
    Bom, primeiro de tudo, vi na resenha que seu aniversário é dia 15 de julho, então parabéns atrasado! E, falando em 15 de julho, achei muito legal isso de cada capítulo ser sempre no mesmo dia de cada ano, deixando que a gente imagine o que aconteceu no resto do tempo. Mas ao mesmo tempo deve ser meio incômodo né? Não ter certeza do que aconteceu. Pra mim acho que seria, apesar de curtir exercitar a criatividade eu tb sou muito curiosa kk Anyway, gostei da sinopse, mas foi a resenha que me ganhou. Agora PRECISO saber como é o fim desse livro! kkkk Não tenho muita certeza que vá gostar do Dexter, mas a Em parece ser uma fofa. Só não gostei muito da capa, pra ser sincera. Achei meio simples sabe ><
    Enfim, amei a sua resenha, parabéns. Foi o que pesou mais pro livro entrar na minha listinha de desejados.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victoria, seja muito bem vinda!
      Hihi Obrigada!
      Pois é em alguns momentos eu cheguei a me roer para saber o que tinha acontecido mas mais pro fim o Nicholls meio que diz o que aconteceu naqueles momentos então isso ameniza um pouco a curiosidade. Você precisa mesmo saber o que aconteceu no fim desse livro! Mas cuidado para não ter um Heart attack! rsrs. O fim é muito mas muito bonito.
      Pois é o Dexter é um assunto complicado, fiquei com muita raiva dele em alguns momentos, a Emma já não, ela é sempre pés no chão, carinhosa e super amiga, adorei ela.
      Victoria eu gosto dessa capa mas para sua sorte é difícil encontrar o livro para comprar nessa edição, a intrínseca lançou com a capa do filme, é linda!, e por esse motivo é muito difícil de achá-la com essa capa laranja.
      Fiquei muito feliz que gostasse, e espero que goste do livro assim que lê-lo, e não deixe de voltar e me dizer o que achou da leitura.
      Espero te ver sempre por aqui.

      Beijooos, Greice.

      Excluir
  3. Vi somente o filme até a gora, mas o livro deve ser apaixonante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito melhor que o filme Palloma, acredite! Beijos, Greice.

      Excluir
  4. Então, eu tenho esse livro na minha estante à uns meses, entretanto ele ainda se encontra lacrado pois não pude ler ainda, tenho muitos em minha lista na sua frente. Mas me corroo por dentro por saber que tenho um livro tão bom -segundo vários comentários que já vi sobre ele, não só na internet, como através de meus amigos que já o leram-. Nunca li nenhuma obra do David Nicholls, não conheço seu trabalho, mas essa me parece ser espetacular! Já havia visto falarem muito bem do filme, que as mudanças não haviam mudado a estrutura principal da história (nunca sei quando usar estória) e que ele era bem fiel ao livro. Estou tentando correr ao máximo com minhas leituras, aproveitar esse final de férias, para quem sabe eu ainda o leia esse ano. Adorei a resenha! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorena leia! O livro vale os comentários positivos feitos sobre ele. Que bom que gostasse da resenha, espero que goste também do livro.

      Beijoos, Greice.

      Excluir
  5. kkkkk Fala sério, a intimação foi para mim, não foi?? Ou pelo menos o chapéu serviu!! kkkk Ai guria, tu me deixa doida com as tuas resenhas, e agora?! Tô com o tempo curtíssimo, mas já vi que preciso urgente ler Um Dia. Estou super curiosa para conhecer a escrita do autor, até porque pretendo ler os outros livros dele. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Foi sim!
      E sim você precisa lê-lo urgentemente, acho que você vai gostar, principalmente porque consegues captar a essência dos livros, e agora fiquei curiosa para ler a sua resenha de Um Dia, então LÊ! kkk

      Beijos, Greice.

      Excluir
    2. kkkk uau, que intimação.. depois dessa não tenho como fugir hein?! kkk Beijuss

      Excluir
    3. kkkkk não tem mesmo! Beijocas!

      Excluir
  6. Oie , sou nova no blog :)
    esse livro é tão lindo estou doida pra ler ele .. >.<
    Beijos parabéns pela resenha muito booa .

    ResponderExcluir
  7. parabéns anne, o personagem foi marcante.

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!