Carreiras que vão estar em alta e carreiras que podem desaparecer no futuro

O mundo anda em constante mudança. E o mundo profissional também. E é nesse nosso primeiro post que vamos falar sobre as profissões. Você já parou para pensar que há profissões que surgiram, influenciaram a sociedade e depois foram sumindo, até desaparecerem? Pois é, nós não havíamos pensado nisso. Nessa primeira parte do post é sobre isso que iremos tratar.

A tecnologia é o principal motivo para que certas profissões deixem de existir, essas tecnologias custam caras, mas valem à pena. Nas fábricas os trabalhadores estão sendo substituídos por máquinas que realizam o mesmo trabalho que eles, mas conseguem produzir muito mais em menos tempo. É aí que vale o investimento. Vamos ver então algumas profissões que correm um grande risco de desaparecerem.

Sapateiros: Antigamente eles eram os responsáveis por confeccionar os sapatos, surgiram as máquinas e esse trabalhador passou de confeccionador de sapatos para arrumador, ou seja, seu trabalho passou a ser concertar sapatos. Mas, como hoje a maioria das pessoas prefere comprar um sapato novo a concertar o velho, essa profissão tem seu trabalho diminuído e logo desaparecerá.

Corretores: É muito mais fácil comprar um carro pela internet do que ir até uma revendedora você não acha? Pois a realidade é que os corretores não serão mais necessários, mais uma vez a internet dará conta do serviço.

Alfaiates: Outro trabalhador famoso antigamente, responsável pela confecção de roupas. Mas, é outro que foi sendo substituído pelos maquinários, que confeccionam muito mais e com maior qualidade, e que logo não veremos mais.

Estenógrafo: Esta profissão quase ninguém sabe o que é. Este profissional é responsável por anotar tudo o que é dito dentro de um tribunal, mas que tem sua carreira ameaçada por softwares capazes de reconhecer vozes e que passarão a desempenhar seu papel.

Professores: Pois é, muita gente discorda que eles vão sumir das salas de aula. Mas, já ouve um grande avanço nas aulas e cursos a distância, impedindo muita gente de freqüentar as salas e ficar frente ao professor. Com o tempo essa profissão se tornará escassa, pois atualmente já não há mais muita gente se formando para essa profissão, e o ensino a distância se torna muito mais prático e barato.




Com tantas profissões sumindo vamos ver então quais ramos profissionais prometem para nosso futuro?



Tecnologia da Informação: Com esse poder da informação que temos hoje e com o uso cada vez maior de computadores é e serão muito necessários profissionais capazes de desenvolver softwares.

Marketing de redes sociais: Grande parte da população usa as redes sociais para se comunicar, e muitas empresas já estão usando essas redes para divulgar seus produtos, sua marca... Então, profissionais que tenham estratégia de comunicação e tecnologia serão importantíssimos para os negócios empresariais.



Advogados especializados em crimes cibernéticos: Isso é necessário, né gente? Ninguém gosta desses hackers cibernéticos, e com a expansão da informática esse profissional hei de nos ajudar.


Especialistas em meio ambiente: Com a grande preocupação com o meio ambiente, e o desrespeito de algumas empresas em relação à natureza, esses profissionais vêm com o intuito de avaliar e agir para que haja melhoras. 


Saúde: Profissionais super necessários em nossas vidas e que vêm sendo valorizados (nem tanto no Brasil, que está com o sistema de saúde precário). Uma das profissões que vão estar super em alta no ramo da saúde são os engenheiros biomédicos – liga as disciplinas médicas e a engenharia – responsáveis pelo desenvolvimento de dispositivos para substituir órgãos humanos.

Para saber mais sobre este tema dê uma olhada aqui e aqui.
Interessado em saber mais? Assista este vídeo que fala sobre o mercado de trabalho.






Agora você já viu um pouco das opções do mercado de trabalho futurista. Mas, já sabe que carreira seguir? Você vai fazer faculdade ou vai optar por um curso técnico? Sabe qual é a melhor opção? 


Curso técnico profissionalizante ou faculdade?

Está em dúvida entre uma faculdade ou um curso técnico? Aí vão as dicas para te ajudar a decidir.

Curso técnico: O modo de ensino desse tipo de curso é a prática, ele prepara você para o mercado de trabalho atual. Outro fator é que esses cursos possuem curta duração, porque não trabalham a parte teórica, sendo assim, com menor tempo de estudo você já entra para o mercado de trabalho.






Faculdade: No ensino superior ocorre o contrário ao curso técnico. Há muito mais disciplinas a serem estudadas e há também o estudo da parte teórica. Sendo então cursos de longa duração. O preço de uma faculdade também é maior que o de um curso técnico. Mas uma faculdade tem um peso muito maior no seu currículo, e as possibilidades se ampliam, ainda é possível fazer uma pós-graduação ou um aperfeiçoamento.


Qual escolher?

Dica de especialistas (canal Aparecida)

Tudo depende do mercado de trabalho no qual a pessoa está inserida, mas atualmente o curso técnico deixa você com uma maior possibilidade de entrar rapidamente no mercado de trabalho. Porque você já pode entrar fazendo um estágio e mostrar sua capacidade, e possivelmente conseguir um emprego.

Depois de inserido nesse emprego, é hora de buscar a especialização com uma faculdade.




Segundo esses especialistas, quem faz o curso técnico primeiro e depois faz a faculdade enxerga o curso superior como uma complementação muito mais focada naquilo que ele faz, e consegue tirar muito mais proveito. Saindo da faculdade com um diferencial e muito mais conhecimento e com certeza terá muito mais possibilidades no mercado.  


Fonte: You Tube

Referências














Nenhum comentário

Postar um comentário

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!