Resenha: Inferno, Dan Brown

Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Páginas: 443
Classificação: 5/5

Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo o poema de Dante, ele mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

No meio da noite, o renomado simbologista Robert Langdon acorda de um pesadelo num hospital. Desorientado e com um ferimento à bala na cabeça, ele não tem a menor ideia de como foi parar ali.
Ao olhar pela janela e reconhecer a silhueta do Palazzo Vecchio, em Florença, Langdon tem um choque: ele não se lembra de ter saído dos Estados Unidos. Na verdade, não tem nenhuma recordação das últimas 36 horas.
Quando um novo atentado contra a sua vida acontece dentro do hospital, Langdon se vê obrigado a fugir e, para isso, conta apenas com a ajuda da jovem médica Sienna Brooks.
De posse de um macabro objeto que Sienna encontrou no paletó de Langdon, os dois têm de seguir uma série inquietante de códigos criada por uma mente brilhante, obcecada tanto pelo fim do mundo quanto por uma das maiores obras-primas literárias de todos os tempos: A Divina Comédia, de Dante Alighieri. 

__________________________________________________

Confesso, a quem ainda não sabe, que sou muito fã dos livros de Dan Brown. Como seus outros livros, este me prendeu do início ao fim.
Brown utiliza-se de um estilo próprio de escrita, onde o personagem principal, o conhecido professor de simbologia de Harvard, Robert Langdon, depara-se com um grande e complexo mistério que precisa resolver, e nesse caso, não só pra salvar a sua vida, como também de todas as pessoas do mundo.
Como é praxe, temos também a personagem Sienna Brooks, jovem médica, loira de um corpo esbelto, e com um Q.I. de 208, que acaba se envolvendo com Langdon.
Inferno é uma história com muita ação, mistério, um pouquinho de romance, mas nada exagerado, que prende o leitor do início ao fim. Quando iniciei a leitura, não tinha vontade de parar, porque queria saber o que é que iria acontecer com Langdon dessa vez.
Na obra, temos a presença de obras de arte, fatos históricos, importantes figuras de outras épocas, e muito mais informação cultural. Esta é uma característica que admiro muito nos livros de Dan Brown. O autor faz pesquisas e reúne fatos, imagens e personagens importantes na história a fim de situar o seu leitor. Trata também de temas e tecnologias atuais, o que nos familiariza ainda mais com a obra.
Quem já leu Dan Brown, não pode perder mais esta história. E quem ainda não leu, também não pode perder esta, e nem uma das outras.


  ★★★★



Sobre o autor


Dan Brown é o autor de suspense mais popular da atualidade, com mais de 150 milhões de livros vendidos. Seu mega-seller O Código da Vince atingiu a marca de 80 milhões de exemplares em todo o mundo. Ele também escreveu Anjos e Demônios, Fortaleza Digital, Ponto de Impacto e O Símbolo Perdido.
Dan é casado com a pintora e historiadora da arte Blythe, que colabora nas pesquisas de seus livros. Ele mora na Nova Inglaterra, nos Estados Unidos.








Eduardo Keske Trapp Catarinense, estudante do Ensino Médio. Formado nos cursos de Confeccionador de Moldes e Roupas e Desenhista de Produto de Moda, cursando Técnico em Qualidade. Pretendo seguir na faculdade de Design de Moda, e atuar como professor de modelagem, corte e costura. Sou apaixonado por coisas artesanais, que eu mesmo posso fazer. Comecei a me interessar pela leitura na quinta série, quando li “O Código da Vinci”, e daí não parei mais. 


                       

11 comentários

  1. Faz um bom tempo que não leio nada do Dan Brown, costuma ler quando adolescente e devorei 4 de suas obras. Mas me incomoda um pouco essa receita que ele usa em todos os livros: vai, volta, enrola, e no final o vilão é quem aparenta ser o mais inocente. =P
    Esse ainda não li, mas espero uma promoção pra comprar e ler também. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia!
      Já vi várias pessoas que se incomodam com a receitinha do Dan Brown. Pra mim, não faz muita diferença, porque mesmo seguindo a receita, os livros são muito bons!
      Já li e reli todos os livros dele, são fantásticos, e foi por causa de Código da Vinci que eu me interessei pela leitura.
      Quando aparecer uma promoção, aproveita e compra que vale muito a pena!

      Beijos,
      Eduardo.

      Excluir
  2. O único livro do Dan Brown que li foi Ponto de Impacto e fiquei curiosa para ler os outros, mas como não é um estilo de livro que estou acostumada a ler estou enrolando para pegar esse. Mas com certeza será o próximo do autor que vou ler. haha

    Ahh, ja ia esquecendo.
    Olá eu sou Naty Rangel, sua nova seguidora ;)
    Se puder da uma passadinha lá no meu ok!? Bjão
    livrosdanatyrangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Vou te confessar que não curti muito Ponto de Impacto. É um livro muito bom, como todos os outros do autor, e se tu já gostou desse, vai gostar ainda mais dos outros.
      Aproveita e lê sim que vale muito a pena.

      E pode deixar que vou dar uma passadinha lá no seu blog !

      Beijos,
      Eduardo.

      Excluir
  3. Oi Eduardo, bom saber que você gostou. Fiquei enlouquecida para ler Inferno desde que soube do lançamento, mas acabei não lendo, somente o primeiro capítulo e morri de pena do Robert. Como ele sofre.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Gostei muito mesmo, ainda mais que sou muito fã do Dan. Também já quis ler desde o lançamento, mas o preço estava meio salgado. Consegui, no ano passado, o e-book dele e comecei a ler, mas também acabei parando no primeiro capítulo.
      Concordo contigo, da muita pena do Robert mesmo. Assim que começares a leitura, espero que curta como eu curti.

      Beijos, Eduardo.

      Excluir
  4. Greice, amore mio!
    Eu sou fã inveterada do Dan e do Langdon.
    Que bom que você gostou... ganhei esse livro de aniversário (atente-se: Agosto) e ainda não consegui ler! Ai Céus!!!
    Ainda vou conferir e te conto, mas adorei a nota 5... hehehehe

    Beijocas
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chrys!
      Fizesse uma pequena confusão: essa resenha não é da Greice, mas sim minha, Eduardo, colaborador do blog. Mas, sem problemas!
      Também sou muito fã dos dois. Na verdade, comecei a me interessar pela leitura com Código da Vinci (já li uma 3 ou 4 vezes).
      Se és fã, imagino que vá gostar desse também, que eu julgo ser um dos melhores do autor.

      Abraços, Eduardo.

      Excluir
  5. Olá! Quero muito ler esse livro, pois li O Código da Vinci e adorei.
    Beijos.
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thamiris!
      Se você adorou O Código da Vinci, com certeza vai adorar este (e quem sabe os outros?) também. Super recomendo!

      Beijos.

      Excluir
  6. Eu comprei Inferno de Dan Brown em uma promoção nas Americanas e, como já tinha lido O Código da Vinci e O Simbolo Perdido, sabia que não iria me arrepender. De fato, a história é frenética e muito boa! Ela segue o mesmo esquema dos outros livros com Robert Langdon, o professor que resolve todos os problemas enquanto é perseguido pelo resto do mundo, mas a história consegue te prender até o fim!
    No site Gnomo da Estante (http://gnomodaestante.blogspot.com) você pode conferir as notícias mais atuais sobre Dan Brown e as novidades do filme que estão fazendo desse livro. Vale a pena passar de lá ;)

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!