Resenha - Era uma vez minha primeira vez, Thalita Rebouças

Título: Era uma vez minha primeira vez
Autor: Thalita Rebouças
Editora: Rocco (Jovens leitores)
Ano: 2011
Páginas: 168
Classificação: 4/5

Sinopse: Coração acelerado, pernas bambas, arrepio na nuca e um friozinho na barriga. Medo? Sim. E também excitação, sonhos, dúvidas, inseguranças e todas as "noias" que as meninas sentem diante da tão esperada e, por que não, idealizada, primeira experiência sexual. São essas angústias e alegrias, contadas de forma leve e bem-humorada, que Thalita Rebouças apresenta em "Era uma vez minha primeira vez", a escritora usa toda a sua sensibilidade e bom humor para falar de um tema que ainda gera muita ansiedade e polêmica entre as garotas. Na linguagem típica das adolescentes, a experiente autora no universo teen conta como seis amigas inseparáveis - Teresa, Clara, Tuca, Fernanda, Patty e Joana -, todas entre 15 e 19 anos, enfrentam o antes, o durante e o depois de um dos momentos mais importantes na vida das mulheres. Mas não espere um manual com dicas sobre sexo, virgindade, gravidez e temas afins. O livro reflete as emoções, os sentimentos, medos e anseios das personagens em diversas situações com as quais as leitoras de Thalita certamente irão se identificar. 

Será que vai doer? Será que é esse o homem da minha vida? Será que ele vai fugir de mim de manhã e nunca mais vai querer falar comigo? Todo mundo já perdeu a virgindade só eu ainda não, por quê? E se eu engravidar? Ou pegar uma doença? Ele está me pressionando mas não estou pronta ainda, será que devo ceder? No carro, em casa ou num motel? Essas são as dúvidas de praticamente todas as adolescentes sobre a tão especial Primeira Vez! 

Ela pode ser bacana, dolorosa, sofrida, inesperada, desastrada, inusitada, divertida. Às vezes é diferente de tudo que planejamos, sonhamos, acreditamos, pensamos. Mas fica carimbada na nossa memória, sendo ela boa ou ruim.

Em Era uma vez minha primeira vez Teresa, Clara, Tuca, Nanda,  Patty e Joana, seis amigas inseparáveis, contam cada qual a história da sua primeira vez. De uma forma muito bem humorada Thalita Rebouças nos mostra através da visão de cada uma dessas seis personagens os dramas que as adolescentes sofrem na hora em que querem ter a primeira relação sexual. Apesar de ficção o livro é um retrato muito bem escrito da realidade. E mostra o papel dos pais nessa decisão , afinal a primeira vez é sempre a primeira vez, e é única. Ou não. Como preferem algumas das personagens. 

Nem sempre a primeira vez será aquela tão sonhada noite de amor sensacional, cheia de prazer com a pessoa que você tanto ama. Pode acabar acontecendo, de uma hora pra outra, e com uma pessoa que você mal conhece. Tudo depende da personalidade e escolhas de cada um. O que não pode faltar é proteção! 

A escrita da Thalita é envolvente e apesar de ser um tema considerado por muitos ainda um tabu, a autora o aborda de uma forma muito divertida, metendo as personagens em situações muito engraçadas e constrangedoras mas sem deixar a essência de tudo de lado, o medo da primeira vez.

Pra quem já teve sua primeira vez essa história com certeza fará relembrar seus tempos de adolescente, os primeiros olhares, os primeiros beijos, as agarrações, e os momentos em que as coisas começavam a esquentar, em que os beijos deixavam de ser tão inocentes e se tornavam algo voraz. E claro, a sua primeira vez.

A narrativa é em primeira pessoa e o livro é dividido em 7 partes, na primeira parte temos as seis amigas reunidas para relembrar a sua primeira noite de sexo. A partir daí as outras 6 partes são destinadas a cada uma das meninas e suas histórias engraçadas, hilárias, constrangedoras, românticas e trágicas. Se você procura uma leitura leve e divertida, e ainda relembrar sua época de adolescente, se jogue nesse livro! E se você ainda é adolescente, assim como eu, leia e se divirta também, talvez uma das situações enfrentadas pelas meninas se encaixe com a sua e você retire algum aprendizado ;)

O único fator que me incomodou um pouco nessa leitura foi o fato de quase todas as meninas perderem a virgindade aos 15/16 anos, exceto uma que foi aos 19. Não tenho nada contra a idade em que perdem a virgindade, pois cada um sabe qual o momento certo para isso, se está pronto ou não, mas achei que as personagens deram muito mais atenção aos relacionamentos e à primeira vez do que a qualquer outra coisa nas suas vidas naquele momento, mesmo que nessa idade não precisassem se incomodar com muita coisa. Isso é algo que me incomoda demais em qualquer situação, amor é preciso, claro, mas acho que tem gente que fica fissurado nessas situações que parecem esquecer que a vida não é feita somente de amor, que é preciso se dedicar também à você! 

Leiam e divirtam-se com mais essa história da minha autora nacional favorita, Thalita Rebouças!

                                  ★★★★

Beijos!
Greice.

12 comentários

  1. Nunca li nenhum livro da Thalita acredita? Mas sempre acho a premissa de seus livros muito interessante para o publico dela. É a primeira vez que ouço falar nesse livro e já gostei muito! Acho que vou anota-lo para o dia que tiver minhas filhas hahaha okey, não vou exagerar, mas é um momento realmente delicado, e nem sempre temos abertura ou confiança para dividirmos nossas duvidas com as amigas ou a mãe.. um livro é uma ótima solução!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito Dreeh kkkk Eu amo a Thalita, li a maioria dos livros dela na escola ainda, ontem vi que faltam 4 livros pra que eu tenha lido todos os livros dela \o/
      Haha anote sim é bem bacana e rapidinho de ler, numa sentada se foi o livro. Verdade mas mesmo assim nada dispensa uma boa conversa não é mesmo?!

      Beijocas, Greice.

      Excluir
  2. Oi amiga, simplesmente amei a sua resenha e fiquei doida para conhecer de uma vez por todas a escrita da autora. Interessante a sua crítica no final, você sabe que eu não tenho muito o que falar sobre o assunto né, já que nunca fui santa, mas fico feliz que você sempre reflita sobre essa questão. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou amiga! =D E leia sim, você vai se divertir bastante! Pois é, eu fico paranoica com essas coisas, mas melhor pensar antes do que depois né.
      Quando ler quero saber sua opinião ;)

      Beijocas, Greice.

      Excluir
  3. Eu sou louca para ler um livro dela. Desde da época da adolescência, sempre via os títulos e ficava desejando.
    Eu gosto de livros com temática adolescente, então tenho certeza que vou gostar desse.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia se puder leia, adoro a escrita da Thalita e recomendo a todos!

      Beijos, Greice.

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?

    Nunca li nada da Thalita, mas gosto do gênero, e gosto mais ainda quando a autora sabe trabalhar bem um tema polemico.
    Fiquei com vontade de ler *-*

    Beijos, Equipe CR.
    Visite: Cereja Rocks / Loja Cereja Rocks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo certo!
      A Thalita realmente trabalhou muito bem o tema. Espero que goste da leitura!

      Beijos, Greice.

      Excluir
  5. Gente não conhecia esse livro da autora, gostei da resenha
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz pouco tempo que o descobri também. Que bom que gostou Luiza :)

      Beijos, Greice.

      Excluir
  6. Esse livro é muito bacaninha! *---*

    www.lilasesol.com

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!