#Resenha - Noites de Tormenta

Título: Noites de Tormenta
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Ano: 2008
Páginas: 178
Avaliação: 5

Sinopse: Aos 45 anos, Adrienne Willis repensa toda a sua vida quando o marido a abandona por uma mulher mais jovem. Com o coração partido e em busca de descanso ela segue para a pequena cidade de Rodanthe, na Carolina do Norte, para cuida da pousada de uma amiga, Quando uma tempestade terrível se aproxima, Adrienne começa a achar que sua fuga perfeita está arruinada - isso atá a chegada do novo hóspede, o Dr. Paul Flanner. Aos 54 anos, o médico chega a Rodanthe para repensar sua profissão e relação com a família. Agora, em meio à tempestade que os cerca, os dois seres feridos procurarão conforto um nos braços do outro - e esse único fim de semana despertará sentimentos que irão acompanhá-los pelo resto de suas vidas. O título desse livro foi mudado de O Sorriso das Estrelas para Noites de Tormenta depois do sucesso do filme, que agora compõe também a capa do livro.

Adrienne foi trocada pelo marido por uma mulher mais jovem aos 45 anos. Adrienne ficou desolada, o marido não levou em conta os 18 anos que viveram juntos? Simplesmente os jogaria fora assim? Sim, ele jogaria.

Agora aos 60 anos Adrienne decide que precisa contar uma parte da história de sua vida para a filha que perdeu recentemente o marido para o câncer. Essa história é contada para que a filha abra os olhos e veja que não pode abandonar os filhos e a vida e se isolar por causa da perda do marido.

Adrienne conta uma história que aconteceu 3 anos após sua separação, quando aos 48 anos foi para a cidade de Rodanthe, Carolina do Norte, para cuidar da pousada de uma amiga por uma semana. Semana na qual viria uma tempestade e haveria somente um hóspede, o Dr. Paul Flaner, separado vindo para a cidade para resolver um problema e que depois iria para o Equador tentar se redimir com seu filho.

É então que ambos carentes e feridos procuram aplacar o sofrimento um com o outro. Em uma semana estão apaixonados e vivem uma linda história de amor. Mas Paul precisa ir para o Equador e promete voltar em um ano. Adrienne promete esperá-lo e leva sua vida até que ele volte.

A história de Adrienne não acaba por aí, o desfecho é que faz a filha acordar para a vida. E a nós também.


Quando peguei esse livro na mão pela primeira vez pensei: Isso aqui parece algo extremamente entediante.

O livro é um livro fino, rápido de ser lido e foi maravilhosamente bem escrito por Nicholas Sparks. Ele nos faz ver que podemos encontrar o amor em qualquer idade e que é possível recomeçar, que podemos encontrar forças em uma tragédia e podemos encontrar o amor em apenas um fim de semana.

Por contar a história de um casal mais velho do que estamos acostumados a acompanhar no mundo literário, pensei que iria ficar entediada e deslocada, mas não. Ele nos mostra o que queremos na juventude e o que queremos na velhice. Mas percebi que mesmo estando mais velhas as pessoas tem um coração jovem, que acelera à uma simples frase ou a um toque.


Como sempre os livros de Sparks são tristes, e esse não foge à regra. Um livro comovente, que pode tocar até um coração que se mostra extremamente duro. Vai te arrancar lágrimas e te fazer refletir.

E um dos quotes mais marcantes para finalizar com chave de ouro:

" Jovens e velhos, homens ou mulheres, quase todas as pessoas que ela conhecia queriam as mesmas coisas: queriam sentir paz em seus corações, queriam uma vida sem sobressaltos, queriam ser felizes. A diferença, Adrienne pensou, era que a maioria dos jovens pensava que estas coisas estavam em algum lugar no futuro, enquanto quase todas as pessoas mais velhas acreditavam que essas coisas haviam ficado no passado."
Página 137.


Livro recomendadíssimo!

P.S.: Gravei uma resenha em vídeo desse livro, mas mandei reformatar meu computador e o perdi, então não irei postar e nem gravá-la novamente.

Beijos, Boa semana! Greice.




7 comentários

  1. Fico feliz em saber que você gostou do livro. Juro que tentei ler, mas a leitura não engrenou e achei extremamente chato e cansativo. Via de regra não curto NS. Então nem tentei lê-lo novamente.. hehe tadinho.
    Ahhh, que droga que você perdeu o vídeo, é tão ruim quando isso acontece.
    Ah, grava de novo vai! hehe

    Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente os livros do Nicholas são cansativos, a escrita dele é meio morta e pra entrar realmente na estória você precisa parar e ler pelo menos metade do livro de uma vez porque senão fica difícil. Comecei Noites de Tormenta na escola mas não dava pra ler era um tédio aí parei num domingo e li tudo de uma vez, aí fluiu a estória e no fim eu gostei demais.
    Comecei recentemente um dos livros dele que dizem ser o mais cansativo e entediante, O Milagre, desisti. Parei a leitura e vou ler só quando puder ter uma tarde de domingo inteira pra me dedicar a ele, porque simplesmente não flui. Os romances dele são lindos mas as estórias são muito paradas. Sem contar que parece que os personagens sempre morrem né, taloco, ele é um assassino hehehe.
    Bjs, Greice.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,

    Toda vez que eu penso em ler um livro so Sparks, eu preciso me preparar emocionalmente porque eu sei que vai ter algo muito triste no final.Como você mesma disse, sempre tem uma coisa assim e Noite de Tormenta não foge a regra.

    Gostei de saber que nesse, o casal não é tão jovem.É bem diferente do que estamos acostamadas. Como é um livro fino, talvez eu dê uma chance à ele :)

    Parabéns pela resenha.

    bjinhuxxxx
    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Jeh, você está certa, e também não é possível ler os livros dele em qualquer hora, primeiro pq eles são muito lentos e eu particularmente quase pego no sono e segundo que acho que ninguém quer chorar na frente dos outros hehe.
    Dê uma chance sim, a história é muito bonita, mas o fim é triste, como sempre.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  5. Este livro esta na minha lista para ser lido desde que eu conheci o Nicholas, mas nada neste mundo me anima a le-lo, nem as diversas resenhas que eu ja li sobre ele =//

    todos os livros do nicholas me fazem refletir, é uma das coisas que mais gosto nele rs. e claro rioos de lagrimas sempre rolam.. eu termineir de ler Querido John no metro, imagina o mico que não paguei rsrs

    Beijinhos, Dreeh.
    livrosetudoqueadebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Andressa, anime-se e leia-o, eu gostei demais, mas como é Nicholas o final é bem triste mas achei muito lindo o que aconteceu.
    Nossa que mico hein hehehe, Querido John é um dos meus favoritos dele, achei lindo demais o gesto do John de fazer a doação e aquele fim??? Os dois olhando a lua e tal. Deu até vontade de chorar agora, sou meio melodramática rsrs.
    Mas o bom é que eles dão sim alguma lição e isso é que é bom.

    Obrigada pela visita, volte sempre.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir

Olá, sua opinião é muito importante e muito bem vinda.
Todos os comentários são respondidos nessa mesma página.
Encontrou algum erro no blog? Avise e nos ajude a melhorá-lo.
Obrigada pela visita e volte sempre!